Conheça Nossa História

Postado por Matheus Tonon - -


A Igreja do Evangelho Quadrangular é uma denominação cristã evangélica pentecostal. É conhecida como a Igreja do Evangelho Quadrangular, a partir de 2000, teve uma adesão de mais de 8.000.000 de pessoas, com 66,000 igrejas em 144 países. Em 2006, a sua membresia nos Estados Unidos era de 353,995 pessoas em 1,875 igrejas. A sede está em Los Angeles, Califórnia.

Índice

1. Fundação
2. Doutrina da Igreja
3. História no Brasil
4. Emblema

1. Fundação

Aimee Semple McPherson (1890-1944), uma evangelista conhecida como "Irmã Aimee", fundou a igreja do Evangelho Quadrangular em 1921. Los Angeles foi o centro das operações, o Angelus Temple foi inaugurado em Echo Park em 1 de janeirode 1923, assentando 5.300 pessoas. McPherson foi uma celebridade, participando de eventos públicos, de modo que semanalmente nos domingos parava completamente as ruas de Los Angeles, juntamente com o prefeito e estrelas de cinema, diretamente para o Angelus Temple. Ela construiu o templo, e o L. I. F. E. Bible College (hoje, Life Pacific College) na porta ao lado, no canto noroeste das terras que possuía no centro da cidade.

Angelus Temple, construído por Aimee Semple McPherson e dedicado em 1° de Janeiro de 1923. O templo está defronte do Echo Park, próximo do centro de Los Angeles, California.

Atual Angelus Temple



A igreja Quadrangular acredita no seguinte:

» A Bíblia como palavra inspirada por Deus
» A Trindade
» A morte expiatória de Cristo pelos pecadores
» Salvação através da graça de Deus no Senhor Jesus Cristo
» A necessidade de sincero arrependimento e aceitação de Cristo
» O novo nascimento (Santificação)
» O crescimento diário através do poder, oração, amor e serviço
» Batismo por imersão
» Comunhão/ Ceia do Senhor
» O batismo no Espírito Santo
» Os dons e fruto do Espírito Santo
» Cura divina
» O retorno iminente de Jesus Cristo
» Julgamento Final
» Evangelismo enfatizado no discipulado
» Dízimo e ofertas

» Moderação - A moderação dos cristãos deve ser óbvia a outros e que o nosso relacionamento com Jesus nunca deve conduzir pessoas a fanatismos extremos; suas vidas devem ter como modelo a vida de Cristo em retidão, em equilíbrio, em humildade, e em sacrifício próprio.

» Relação com a Igreja - é um dever sagrado para se identificar com uma congregação de crentes para adorar a Deus, observar as ordenanças de Cristo, exortar e apoiar os outros, o trabalho para a salvação dos outros e trabalhar juntos para o avanço no Reino do Senhor.

» Governo Civil - governo civil está pela nomeação divina e as leis civis devem ser respeitadas em todos os momentos, exceto nas coisas contrárias à vontade de Deus.

» A Quadrangular enfatiza um relacionamento de todo o coração com Deus, um meio de falar com Deus através da oração, meditação e jejum, junto com o serviço social por meio de Cristo. 

Os símbolos da Igreja do Evangelho Quadrangular são:

»  Escudo
Inspirado na visão de Ezequiel (Ezequiel 1:1-28): acima, rosto de homem; à direita, rosto de leão; à esquerda, rosto de boi; abaixo, rosto de águia; ao centro, a Bíblia aberta e o número 4 sobre ela, simbolizando os quatro evangelhos.

» Emblema
As figuras representam cada um dos quatro pontos da doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular, respectivamente: a cruz, a pomba, o cálice e a coroa.

» Bandeira
Inspirada no peitoral dos sacerdotes de Israel (Êxodo 28:4-28), a bandeira tem quatro faixas: púrpura (roxo), azul-claro, ouro (amarelo) e escarlate (vermelho). No canto superior esquerdo há um quadrado azul-escuro e ao centro deste, um quadrado branco com uma cruz vermelha, e sobre a cruz azul o número 4 em dourado.


Fundada em São João da Boa Vista - SP, a 15 de novembro de 1951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel, Pastor Harold Edwin Williams, auxiliado pelo Pastor Jesus Hermirio Vasquez Ramos. O primeiro natural de Los Angeles e o segundo natural do Peru.

A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês, indo depois para São João da Boa Vista, onde foi construído pelos fundadores um pequeno templo .

(a direita Rev. Harold Edwin Williams em Congonhas, 1951)

Em 1952, vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelísticas a convite de um pastor da Igreja Presbiteriana do Cambuci e pouco tempo depois foram para uma tenda de lona no mesmo bairro. De lá foram para o bairro da Água Branca e então para o salão da Rua Brigadeiro Galvão, 713.

A tenda passou então a viajar pelo Estado de São Paulo como a tenda número um, enquanto nos salões da rua Brigadeiro Galvão as senhoras da igreja começaram a ajudar um irmão que havia trabalhado muito tempo com um circo e que as ensinou a costurar tendas.

As tendas compradas ou fabricadas na própria igreja saíram peregrinando por lugares como Casa Verde, Americana, Limeira, Vitória, Curitiba e vários outros. Numa onda contagiante, o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que se constituía em uma nova igreja.

Na década de 1960, já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner, estabeleceu-se a meta de levar a mensagem a cada capital de Estado, sendo depois espalhada nos outros municípios. As tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. Os finais das décadas de setenta e oitenta foram marcados pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos.

Em 1997, a igreja contava com 5.530 templos e obras novas (que estão funcionando em 2.026 templos, 1.778 salões e 1.726 tabernáculos de madeira), além de 4.000 congregações e pontos de pregação, que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais.

Ao todo eram 2.887 ministros, 1.488 aspirantes e 10.648 obreiros credenciados (deste total de 15.023 membros do ministério, 5.951 eram mulheres). Trabalhavam ainda 38.000 diáconos e diaconisas, com um total de aproximadamente 1.600.000 (um milhão e seiscentos mil) membros.

A Igreja Quadrangular Internacional está hoje em mais em cem países (desde 1944 o Sol brilha ininterruptamente sobre a bandeira Quadrangular, pois ela está em todos os continentes). Só a igreja brasileira já tem nove missionários em sete desses países.

Para preparar pessoas para esse ministério, a igreja conta com os Institutos Teológicos Médios, Básicos (com mais de 4.500 alunos e 1.200 professores), cursos preparados pela Secretaria Geral de Educação e Cultura, além de vários livros e publicações evangélicas de qualidade preparadas pela Editora e Publicadora Quadrangular George Russell Faulkner, situada em São Paulo - SP.


1. Jesus Cristo, o Salvador

» Enviado por Deus para salvar o mundo (Romanos 3:23)
» O Rosto do Homem: Jesus Cristo, o Salvador
» Evangelho: Lucas
» Jesus é representado como "Filho do homem"
» Símbolo da salvação: a cruz (Colossenses 1:20)
» Cor simbólica da bandeira: Escarlate (vermelha)
» Versículo-chave: Lucas 19:10 - "Porque Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido"

2. Jesus Cristo, o Batizador no Espírito Santo

» Dando poder e unção do Espírito Santo (Atos 1:5;8)
» O rosto de Leão: Jesus Cristo, o Batizador no Espírito Santo
» Evangelho: João
» Jesus é representado como "Filho de Deus"
» Símbolo do batismo no Espírito Santo: a pomba (Mateus 3:16)
» Cor simbólica da bandeira: Ouro (amarelo)
» Versículo-chave: João 1: 32-33 - "Esse é o que batiza com o Espírito Santo"

3. Jesus Cristo, o Grande Médico

» Tocando os enfermos com poder curador (Mateus 8:17)
» O rosto de Boi: Jesus Cristo, o Grande Médico
» Evangelho: Marcos
» Jesus é representado como "servo"
» Símbolo da cura divina: o cálice (I Coríntios 10:16)
» Cor simbólica da bandeira: Azul-claro
» Versículo-chave: Marcos 10:45 - "Porque o filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir"

4. Jesus Cristo, o Rei que Voltará

» Vindo como o Rei dos Reis (I Tessalonicenses 4:16-18)
» O rosto de Águia: Jesus Cristo, o Rei que Voltará
» Evangelho: Mateus
» Jesus é representado como "O Rei"
» Símbolo da Segunda Vinda: a coroa (Apocalipse 14:14 / 19:12)
» Cor simbólica da bandeira: Púrpura (roxa)
» Versículo-chave: Mateus 26:24 - "Vereis o Filho do Homem assentado sobre as nuvens do céu".

Comentário(s):